top of page
Sandplay - Terapia da Caixa de Areia

Áreas de Expertise

Análise de Sonhos

Na psicoterapia de abordagem analítica, além da comunicação verbal, também podem ser utilizados outros recursos para o acesso à conteúdos inconscientes como: a análise de sonhos, o Sandplay e a Arteterapia. Segundo Jung, os sonhos são portadores de mensagens do inconsciente para a consciência. Contudo, por não compreender sua linguagem simbólica, os indivíduos costumam desprezar ou desconsiderar essa comunicação, perdendo a possibilidade de conscientização e interação com conteúdos inconscientes. (Leia mais no Blog)

Sandplay - Terapia da Caixa de Areia

O Sandplay, ou a metodologia da caixa de areia, trata-se de um método não verbal de interação com imagens interiores. Nesta técnica, o indivíduo pode montar cenários com miniaturas de todos os tipos em uma caixa preenchida com areia. O analista fotografa estas imagens e após uma série delas faz uma devolutiva ao paciente dos conteúdos que foram trabalhados na técnica e as transformações psíquicas retratadas nas imagens. (Leia mais em: Sandplay)

Arteterapia

​Para pacientes que apreciam arte e atividades manuais, assim como pessoas com maiores dificuldades de interação verbal, também podem ser utilizados os recursos expressivos da Arteterapia. Neste caso, o paciente pode expressar e trabalhar suas emoções ou conflitos internos através de pintura, desenho, colagem, modelagem e outras técnicas artísticas disponíveis a sua livre escolha. (Leia mais em: O que é Arteterapia?)

Linha Teórica

A Psicologia Analítica trata-se de uma escola de psicologia profunda que estuda o inconsciente e suas manifestações. Seu fundador foi Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, colaborador de Sigmund Freud nos primórdios da psicanálise.  

O objetivo fundamental da psicoterapia de abordagem analítica é o de promover o encontro e o diálogo do sujeito com seu próprio mundo interior. Acredita-se que esta interação entre a consciência e conteúdos inconscientes seja capaz de ativar um sistema de auto-regulação psíquica que promove a superação de conflitos internos restaurando o equilíbrio e a saúde mental do indivíduo em questão.

Além da interação verbal, a análise Junguiana se utiliza por excelência de recursos expressivos como a arte e o Sandplay, assim como da análise de sonhos e imagens simbólicas, a fim de facilitar a interação do indivíduo com seu mundo interno.

A prática clínica mostra que a psicoterapia de abordagem analítica é eficiente no tratamento para depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras condições psicológicas debilitantes. Ademais, se mostra altamente eficaz na busca de autoconhecimento e realização pessoal.

 

Leia mais sobre esta abordagem em:  "O que é a Psicologia Analitica?" e "Freud e Jung" nos posts do Blog

My Approach
bottom of page