O que é Arteterapia?
A Arteterapia caracteriza-se pela utilização de recursos artístico-expressivos – como a pintura, o desenho, a modelagem e outras técnicas do fazer artístico em processos de caráter terapêutico.
Por ser uma área de especialização, um ateliê Arteterapêutico pode ser oferecido por profissionais de diversas áreas: artistas plásticos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, além de outras áreas relacionadas ao cuidado e à saúde. Esta diversidade de formações caracteriza a riqueza de possibilidades de atuação de um Arteterapeuta.
Podemos dizer que a Arteterapia se ramifica em duas vertentes. A Arte em Psicoterapia, desenvolvida por psicólogos ao utilizarem recursos artísticos como complementares à análise verbal e a Arte Enquanto Terapia desenvolvida pelos demais profissionais.
A arte favorece a emersão e o trabalho com conteúdos psíquicos de maneira mais leve e prazerosa para o indivíduo em questão, se comparado a um processo puramente verbal. Além disso, a arte pode ser altamente mobilizadora e transformadora para indivíduos que internamente se disponibilizem e se entreguem aos processos criativos.
Não é necessária nenhuma habilidade ou dom artístico para se beneficiar de um processo terapêutico em Arteterapia, já que o objetivo aqui não é o resultado estético, mas a expressão das emoções e a relação que se estabelece com as imagens resultantes do fazer artístico.